FRATERNIDADE ROSACRUZ in LUSITANIA Lusitano Centro Rosacruz Max Heindel Autorizado por The Rosicrucian Fellowship Rua de Cedofeita, 455 1º sala 8 * 4050-181 PORTO
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A ORDEM ROSACRUZ * Sete dos Irmãos da Ordem
Rosacruz vão ao mundo quando necessário, aparecendo como homens na
humanidade ou trabalhando nos seus veículos invisíveis com ou sobre
outros seres, de acordo com as necessidades. Mas deve ficar bem claro e
lembrar sempre que Eles nunca influenciam uma pessoa contra sua própria
vontade ou seus desejos, mas procuram aumentar e fortalecer o bem onde o
encontram. Quando algum dos sete Irmãos está trabalhando no mundo, ele
usa um corpo material como qualquer pessoa. Eles moram, geralmente, em
casas confortáveis, que podem ser qualificadas como casas de pessoas
bem situadas na vida, mas nunca exibem ostentação. Possuem escritórios
ou posições de destaque na comunidade onde vivem, mas tudo isto para
justificar suas presenças, poder trabalhar e não criar situações
embaraçosas sobre sua identidade. No entanto, quer seja por fora, por
dentro ou através da casa que habitem, podemos sentir sempre "O
Templo", que é etérico e totalmente diferente das outras construções
comuns e que pode ser comparado à atmosfera áurica que rodeia o Templo
de Cura da Sede Internacional e tem uma extensão muito maior que a própria
construção material. O maravilhoso Templo descrito pelo personagem
Manson, no livro “O Servo da Casa" dá-nos uma idéia do que seja
uma igreja espiritual, obra de extraordinários construtores. A
atmosfera áurica rodeia, envolve e atravessa os edifícios e as igrejas
onde pessoas devotadas a coisas espirituais se encontram e rezam e, em
conseqüência, a cor difere de acordo com as vibrações lá geradas. O
Templo Rosacruz possui uma força extraordinária e não pode ser
comparado com nenhuma outra construção, a atmosfera áurica envolve e
interpenetra a casa onde os Irmãos Maiores vivem e está tão
impregnada de espiritualidade que muitas pessoas não se sentem bem ali. Cinco
dos Irmãos da Rosacruz nunca deixam o Templo e ainda que possuam corpos
físicos, todo o seu trabalho é feito a partir dos mundos internos.
Ainda que os Irmãos Maiores sejam seres humanos, eles estão muito mais
evoluídos e muito acima da nossa própria e atual condição espiritual. Um grande período de
vida intensamente activa, devotada e consagrada ao serviço amoroso e
desinteressado, como Auxiliar Visível, deve ser vivida pelo aspirante
antes dele desenvolver seu corpo - alma e, pela sua luz, atrair a atenção
do Mestre. (Nota: Ao mesmo tempo que o estudante está construindo seu
corpo - alma, ele está também acumulando um poder interno, em
semelhante proporção.) A indolência, um estudo fácil, uma contemplação
estática não atrairão a atenção do Mestre. Ele é, Ele mesmo, um
servo no mais alto sentido e ninguém que não esteja servindo a seu
semelhante, com toda a alma e fervor, deve esperar encontrá-Lo. Quando
Ele realmente vem, não necessita de credenciais, pois as primeiras
palavras pronunciadas por Ele estão plenas de convicção, porque está
provido da consciência que todos nós possuiremos no Período de Júpiter,
(uma consciência pictórica, consciente de si mesmo) e cada frase do
Mestre trará ao aspirante uma série de imagens que ilustrarão
exactamente e com precisão, o seu significado. Por exemplo, se ele
resolver explicar o processo da morte, o discípulo verá internamente a
passagem do Espírito deixando o corpo; ele poderá notar o rompimento
do cordão prateado; ele verá a ruptura do átomo-semente no coração,
e como suas forças abandonam o corpo e unem-se ao Espírito. O Irmão
Maior é capaz de preceder com seu discípulo da seguinte maneira: Esta é a razão porque
os segredos da verdadeira Iniciação não podem ser revelados e porque
não é uma cerimónia externa, mas uma experiência interna. Esta descrição é a
mais aproximada do que realmente seja a Iniciação, e é também a única
maneira de explicá-la para quem nunca passou por isso. Não há mistério
algum no que diz respeito a esta informação; mas, realmente, ela é
secreta porque não existem palavras humanas que possam explicar,
adequadamente, o que seja uma semelhante experiência espiritual. A
Iniciação tem lugar no Templo, particularmente apropriado às
necessidades do grupo de indivíduos que vibram dentro da mesma oitava.
A verdadeira Iniciação é uma experiência interna, pela qual os
poderes latentes que foram amadurecidos pelo aspirante são
transformados em energia dinâmica, que depois aprende a usar. A
FRATERNIDADE ROSACRUZ E SUA RELAÇÃO COM OUTRAS SOCIEDADES
ROSACRUZES A Fraternidade
Rosacruz, fundada por Max Heindel, sob a orientação directa dos Irmãos
Maiores da Ordem, é representante autorizada para o presente período
da antiga Ordem Rosacruz, da qual Christian Rosenkreuz ou Cristão
Rosacruz é o Cabeça. Esta não é uma organização terrena, mas tem
seu Templo e seu Quartel General, no plano etérico. Ele autorizou Max Heindel
a formar a Fraternidade com o propósito de levar os Ensinamentos da
Sabedoria Ocidental ao Mundo Ocidental. Em épocas anteriores, a Ordem
levou seus ensinamentos a várias sociedades secretas da Europa e de
outras partes do mundo, mas o crescimento e o adiantamento do povo dos
Estados Unidos nestes últimos anos foi tão grande que a Ordem resolveu
estabelecer o centro esotérico nesse país. A Fraternidade Rosacruz é
a sua última manifestação em forma física, dando ao mundo a mais
recente interpretação dos Ensinamentos Rosacruzes, usando os termos
científicos deste Século XX, mas ao mesmo tempo procurando ser simples
e clara, sem abstrações ou tecnicismos que poderiam parecer confusos. O principal trabalho da
Fraternidade é disseminar a doutrina esotérica da Religião Cristã,
porque a Filosofia Rosacruz é considerada cristã-esotérica. Está
destinada a tornar-se a Religião Universal no mundo, porque o Cristo
tem a seu cargo a evolução humana, durante o presente Grande Ano
Sideral, de aproximadamente 26.000 anos. Outras sociedades
Rosacruzes reivindicam ser descendentes directas dos primitivos ramos da
antiga Ordem Rosacruz. A Fraternidade Rosacruz não tem ligação com
essas organizações, mas simplesmente representa o renascimento da
Ordem no Mundo Ocidental. * Augusta Foss Heindel
DO FUNDADOR DA FRATERNIDADE ROSACRUZ *
Max
Heindel, Iniciado Rosacruz e
fundador da Fraternidade Rosacruz nasceu no dia´23 de julho de 1865. Seu pai foi Franz Ludwig Von Grasshoff, pertencente a uma
nobre família ligada à Corte Alemã durante o tempo do Príncipe
Bismarck, que depois emigrou para Copenhague, Dinamarca, onde se casou
com uma dinamarquesa tendo três filhos desse casamento. O filho mais velho dessa união foi
Karl Ludwig Von Grasshoff, que mais tarde adoptaria o pseudônimo de Max
Heindel. Aos 16
anos, Max Heindel entrou para os estaleiros de Glasgow, Escócia, e aí
aprendeu engenharia. Como engenheiro-chefe de um navio comercial a vapor
ele viajou muito, conheceu vários países, ganhando assim um vasto
conhecimento do mundo e das pessoas. Por alguns anos foi
engenheiro-chefe na Linha Cuñard, frota de navios de passageiros que
faziam a rota entre a América e a Europa. Entre
os anos 1895 e 1901 ele trabalhou nos Estados Unidos, como engenheiro,
na cidade de Nova York. Nessa ocasião casou e deste casamento teve um
filho e duas filhas. O casamento terminou em 1905 pela morte de sua
mulher. Depois
de ter ido a Los Angeles, Califórnia, em 1903, Max Heindel interessou-se
pelos estudos de metafísica, ligando-se a sucursal local da Sociedade
Teosófica e serviu nela como vice-presidente de 1904 a 1905. Neste período
começou a crescer dentro dele um desejo intenso e incontrolável de
entender a causa das tristezas e dos sofrimentos da humanidade e como
ajudar a aliviá-las. Começou a estudar astrologia e aí encontrou,
para sua imensa satisfação, a chave do entendimento pela qual pôde
descortinar os mistérios da natureza interna e oculta do homem. Os
acontecimentos na vida de Max Heindel após 1905, decorrem da razão
directa do nascimento da Fraternidade Rosacruz. Até sua morte, a 6 de
janeiro de 1919, ele aplicou toda a sua actividade no trabalho pioneiro
de expandir a Fraternidade Rosacruz, incluindo a aquisição de terras
para estabelecer a Sede Internacional nos Estados Unidos em Oceanside,
Califórnia, a construção de edifícios necessários, publicações de
livros, etc. Durante
o verão de 1905, todo voltado para um trabalho excessivo no ardente
desejo de conhecimentos espirituais, Max Heindel adoeceu gravemente em
Los Angeles, com problemas cardíacos e de tal forma ficou doente que,
por meses, correu risco de vida. Uma
grande parte do tempo que durou esta doença, ele o passou fora de seu
corpo físico, trabalhando conscientemente na busca da verdade e como
encontrá-la nos planos invisíveis. Fortalecido internamente pelo
sofrimento e logo após o seu restabelecimento físico, ele fez várias
conferências para divulgar seus conhecimentos ocultos. Em Maio
de 1906, seu trabalho foi interrompido em São Francisco pelo grande
terramoto e suas viagens e conferências levaram-no a Seattle e ao norte
do país. Depois de uma série de palestras por várias cidades, ele foi
forçado novamente a recolher-se a um hospital, com insuficiência cardíaca.
Recuperado, ele recomeçou a série de conferências, desta vez na parte
noroeste dos Estados Unidos. No
outono de 1907, durante um período de muito sucesso em Minnesota, Max
Heindel encontrou-se com uma amiga que há muitos meses o aconselhava a
ir a Berlim conhecer um extraordinário conferencista e professor. Como
ela não tinha conseguido, por correspondência, induzi-lo a deixar seu
trabalho na América, veio pessoalmente a Minnesota com o firme propósito
de convencê-lo a ir e finalmente persuadiu-o a fazer essa viagem. Chegando
a Alemanha, ele assistiu muitas conferências deste professor e teve com
ele várias entrevistas. Mas, em pouco tempo compreendeu que este homem
tinha pouco para lhe dar e este pouco já era do seu conhecimento.
Desapontado, preparou-se para voltar a América. Estava em seu quarto,
em grande depressão, pensando no enorme trabalho que teve de deixar na
América para fazer esta viagem, quando um Ser, que mais tarde soube que
era um Irmão Maior da Ordem Rosacruz e que depois tornou-se seu Mestre,
apareceu-lhe em corpo vital e ofereceu-se para ajudá-lo a conhecer
certos pontos e assuntos de natureza oculta. A informação que o Mestre
lhe deu era lógica e concisa, mas Max Heindel não conseguiu, nessa
ocasião, escrever coisa alguma. Numa visita posterior, o Mestre
ofereceu-se para dar-lhe todos os ensinamentos que ele desejasse, desde
que ele os guardasse em segredo. Max Heindel tinha, durante anos,
procurado e rezado por conhecimentos para poder assim entender e
confortar os anseios da alma de cada semelhante e os da humanidade e
tendo sofrido por isto e sabedor das lutas e das dúvidas do seu próprio
coração, ele não aceitou a proposta do Irmão Maior, e recusou-se a
saber qualquer coisa que não pudesse transmitir a seus irmãos famintos
de um conhecimento mais profundo. O Mestre deixou-o. Podeis
imaginar o sentimento que, naturalmente, se apossou deste homem a quem
durante muito tempo foi negado alimento e, repentinamente, aparece alguém
mostrando-lhe um pedaço de pão e antes mesmo de prová-lo, esse pão
é-lhe tirado? Isto aconteceu com Max Heindel. Ele
permaneceu na Alemanha por mais algum tempo e cerca de um mês depois, o
Mestre apareceu-lhe nova mente em seu quarto, dizendo que ele, Max
Heindel havia passado na prova. O Mestre explicou que se Max Heindel
tivesse aceitado a oferta de ocultar os ensinamentos ao mundo, Ele, o
Irmão Maior, não teria voltado. Disse ainda que o candidato que tinham
escolhido anteriormente e que havia ficado sob sua instrução durante
alguns anos, falhou ao passar pela prova em 1905; também ele, Max
Heindel, estava sob a observação dos Irmãos Maiores há muitos anos
como o candidato mais capaz, no caso do primeiro falhar. Acrescentou
ainda que os ensinamentos deveriam sair a público antes do fim da
primeira década do século, isto é, até o fim de Dezembro de 1909. No seu
último encontro com o Mestre recebeu instruções de como chegar ao
Templo da Rosacruz, que ficava perto da fronteira entre a Boêmia e a
Alemanha. Neste Templo, Max Heindel permaneceu pouco mais de um mês, em
directa comunicação com e sob instruções pessoais dos Irmãos
Maiores, que lhe transmitiram a maior parte dos ensinamentos contidos no
"O Conceito Rosacruz do Cosmos". O primeiro esboço deste
livro, que foi feito enquanto ele estava no Templo, era apenas um resumo,
assim disse o Mestre. A pesada atmosfera psíquica da Alemanha estava
particularmente adaptada à comunicação de pensamentos místicos para
a consciência do candidato, mas foi-lhe dito que as 350 páginas do
manuscrito que ele já havia feito, não o satisfariam quando ele
reencontrasse a atmosfera eléctrica da América e que ele, então,
desejaria reescrever o livro por inteiro. No seu grande entusiasmo, Max
Heindel, de início, duvidou disso. Sentiu
que tinha recebido urna esplêndida e completa mensagem, mas a profecia
dos Irmãos Maiores estava certa. Depois que Max Heindel passou algumas
semanas na cidade de Nova York, aquilo que os Irmãos Maiores lhe haviam
dito, confirmou-se. O estilo do manuscrito não o agradou e ele começou
a reescrevê-lo. Alugou
um quarto modesto no sétimo andar de uma casa de hóspedes e durante os
meses de Verão tórrido de 1908, sentado em frente a sua mesa de
trabalho, escrevia à máquina das sete horas da manhã até às nove ou
dez horas da noite, quando saía para jantar. Depois de um passeio pelas
quentes ruas de Nova York, voltava para o seu trabalho até a madrugada.
O calor tornou-se insuportável e ele mudou-se para Buffalo, Nova York,
onde terminou o seu livro em Setembro do mesmo ano. O
problema seguinte a resolver foi o que fazer para o seu livro ser
publicado e onde procurar os meios financeiros para essa publicação.
Em decorrência do calor excessivo dessa estação do ano, ele não pôde
iniciar as conferências nem dar aulas em Buffalo, mas depois encontrou
um grande campo para seu trabalho em Columbus, Ohio, onde Mrs. Rath
Merrill e sua filha ajudaram-no no desenho de diagramas. Nesta cidade
passou alguns meses e conseguiu grande sucesso ensinando e fazendo
conferências e formou, então, o Primeiro Centro Rosacruz em 14 de
novembro de 1908. Depois de cada conferência, ele distribuía,
gratuitamente, cópias mimeografadas das vinte palestras da série do
Cristianismo Rosacruz. Começando com a Instrução n.º 1 – "O
Enigma da Vida e da Morte", ele dava a cada pessoa presente, uma cópia
para ser levada para casa e para ser estudada. Estas cópias eram
passadas por ele no seu mimeógrafo, à noite, depois das reuniões. Com
um pequeno martelo, um pacote de pregos no bolso e com seus cartazes anúncio
debaixo do braço, ele andava quilómetros cada dia, colocando esses
cartazes em lugares que pudessem atrair a atenção do público.
Escreveu artigos para jornais e ele mesmo os colocava nas mãos dos
editores que tinham, às vezes, prevenção contra os novos ensinamentos.
Mas Max Heindel, com sua agradável personalidade, conquistava-os e
conseguiu, muitas vezes, obter uma coluna inteira em um jornal o que
atraía, posteriormente, uma multidão para ouvi-lo. Depois
de fazer vinte conferências em Columbus, sua missão levou-o a Seattle,
Washington, lugar onde em 1906 tinha feito muitos amigos. Esperava
interessar algum deles a ajudá-lo a imprimir o livro. Este amigo foi
William M. Patterson, que não somente ajudou-o a entregar o livro ao
editor mas, sendo ele mesmo um impressor e editor, deu-lhe também
muitos conselhos valiosos quanto à forma de publicação e posterior
venda. Mrs. Jessie Brewster e Kingsmill Commander foram também grandes
e úteis amigos que o assistiram e orientaram-no na edição do
manuscrito. Em seguida e acompanhado por William M. Patterson, ele levou
sua obra o "Conceito Rosacruz do Cosmos" e as vinte conferências
a Chicago, onde finalmente foram publicadas. Citaremos
aqui algumas das próprias palavras de Max Heindel, descrevendo seu
trabalho em Chicago: "O Conceito Rosacruz do Cosmos" foi
publicado em Novembro de 1909, cinco semanas antes do final da primeira
década do século. Alguns amigos tinham editado o manuscrito original e
fizeram um óptimo trabalho, mas eu tive, naturalmente, de revisá-lo
antes de o mandar ao impressor final, li a prova, corrigi, reli haviam
erros. Li tudo novamente quando a composição foi dividida em páginas
e dei instruções aos gravadores e ao impressor quanto aos desenhos e
diagramas e como colocá-los nos livros, etc. Eu me levantava às 6
horas da manhã, trabalhava até às 12, 1, 2 ou 3 horas da madrugada
durante todas aquelas semanas, em meio ao ruído de Chicago, que me
chegava aos ouvidos ininterruptamente, cansando-me, muitas vezes, até
ao limite da minha resistência. Não obstante conservei minhas
faculdades e escrevi muitos novos detalhes no Conceito. Se não fosse a
assistência e apoio dos Irmãos Maiores, eu, possivelmente, teria
sucumbido, mas como era o trabalho deles, eles realmente me ajudaram,
mas mesmo assim estava totalmente esgotado, quando esta obra terminou. Foi em
Chicago que ficou a edição inteira da obra "O Conceito Rosacruz
do Cosmos", em casa de uma mulher que dirigia uma empresa
editorial, com excepção de algumas centenas de cópias que foram
levadas para Seattle. Esta mulher tinha muitas dívidas e usou o "Conceito
Rosacruz do Cosmos", armazenado em sua casa, para pagar seus
compromissos. Quando, mais tarde, foram pedidos de Seattle mais livros,
verificou-se que a primeira edição de dois mil volumes estava esgotada.
Foi necessário ordenar-se uma segunda edição, quando foi acrescentado
um índice. Pode
parecer que a perda de dois terços da 1ª edição do Conceito tivesse
sido uma catástrofe para uma pessoa de poucos recursos financeiros, mas
não foi assim. Parece antes ter sido uma providência, uma dádiva
celeste, porque a mulher em questão estava associada e há muitos anos
com o Novo Pensamento, movimento teosofista e várias outras associações
de pensamento avançado, às quais fornecia livros de várias casas
editoras. Ela convenceu-os a aceitar o "Conceito Rosacruz do
Cosmos", obra que era completamente desconhecida. Desta maneira ela
promoveu o livro, conseguindo espalhar os ensinamentos Rosacruzes em
muitas partes do mundo. Depois
de ter estabelecido Centros de Estudos da Fraternidade em Columbus,
Seattle, North Yakima e Portland, Mr. Heindel voltou para Los Angeles em
novembro de 1900, para começar a trabalhar nessa cidade. Para
continuar relatando esta história, é necessário que a autora deste
presente escrito conte também a sua participação nela. Antes de Max
Heindel deixar Los Angeles, entre os anos 1898 e 1906, a autora, que
chamava-se, então, Augusta Foss e Mr. Heindel foram amigos íntimos,
passando muito tempo juntos, estudando ocultismo, astrologia e outros
assuntos da mesma natureza. Quando ele voltou a Los Angeles em 1909 com
os Ensinamentos Rosacruzes, a autora encontrou no "Conceito
Rosacruz do Cosmos" tudo aquilo que havia procurado por muitos anos.
Isto causou-lhe a mais grata e profunda satisfação porque era o
alimento que sua alma faminta buscava há muito. Ela imediatamente começou
a trabalhar, entregando-se de corpo e alma a este ideal, ajudando Max
Heindel em suas aulas e conferências. Entre
29 de novembro de 1909 e 17 de Março de 1910 ele deu aulas e fez conferências
em Los Angeles, Califórnia. Dando três conferências por semana, tinha
sempre o auditório repleto, cada noite, na sala que abrigava até a
porta quase mil pessoas. Em Março, sua saúde não o permitiu continuar,
pois logo após teve seríssimos problemas cardíacos que quase o
levaram à morte e, enquanto estava no hospital, teve uma imensa e
extraordinária experiência. Daremos sua descrição, usando suas próprias
palavras: "Na
noite de 9 de abril de 1910, quando a Lua estava em Áries, meu Mestre
apareceu em meu quarto e disse-me que uma nova década estava começando
nessa noite e que nos próximos dez anos eu teria o privilégio de dar
ao mundo uma ciência de curar que foi posteriormente descrita. A
Fraternidade proporcionaria auxiliares para a grande obra. "Este
foi o primeiro aviso que eu tive acerca do trabalho que estava sendo
projectado. Na noite anterior eu havia terminado meu trabalho com o recém
formado Centro da Fraternidade de Los Angeles. Tinha viajado e dado
conferências durante 6 noites da semana, além de muitas tardes também,
consecutivamente, desde minha experiência editorial em Chicago. Estava
doente e tinha-me retirado do trabalho com o público, para me recuperar.
Eu sabia que era muito perigoso deixar o corpo físico, conscientemente,
durante uma doença porque o corpo etérico está, então, muito
enfraquecido e o cordão prateado pode romper-se facilmente. A morte,
nestas condições, causaria tanto sofrimento como a morte pelo suicídio,
portanto os Auxiliares Invisíveis são sempre aconselhados a
permanecerem nos seus corpos físicos, quando estão doentes. Mas,
solicitado pelo meu Mestre, eu estava pronto a fazer este voo anímico
ao Templo pois, prudentemente, um guardião foi deixado para cuidar do
meu corpo físico enfermo. "Conforme
já afirmamos previamente em nossa literatura, há nove graus na Escola
dos Mistérios Menores. O primeiro grau corresponde ao Período de
Saturno e os exercícios correspondentes são feitos aos sábados, à
meia-noite. O segundo grau corresponde ao Período Solar e o seu ritual
próprio é celebrado aos domingos à meia-noite, ou seja, o dia do Sol.
O terceiro grau corresponde ao Período Lunar e é comemorado à
meia-noite de segunda-feira; e assim, sucessivamente, com o resto dos
primeiros sete graus; cada um corresponde a um Período e tem, por isso,
o dia apropriado para a sua celebração. O oitavo grau é celebrado nas
noites de Lua Nova e de Lua Cheia e o nono grau nos solstícios do Verão
e Inverno. "Quando
um discípulo se torna, pela primeira vez, um irmão ou irmã leiga, ele
ou ela são introduzidos ao ritual celebrado nas noites de sábado, o
dia de Saturno. A Iniciação seguinte faculta-os também a assistir os
serviços do Templo, à meia-noite dos domingos e assim por diante. No
entanto, deve-se notar que, embora todos os irmãos e irmãs leigas
tenham livre acesso ao Templo nos seus corpos espirituais durante todos
os dias, eles são proibidos de entrar nos serviços da meia-noite nos
graus que ainda não tenham alcançado. Não é um guarda visível que
permanece na porta exigindo a palavra passe para quem desejar entrar,
mas há uma muralha ao redor do Templo, invisível mas impenetrável
para aqueles que não receberam o "Abre-Te Sésamo". Cada
noite esta muralha é constituída de modo diferente, portanto, se um
discípulo, por engano ou esquecimento, quiser entrar no Templo quando
os exercícios que aí se celebram estejam acima do seu grau, ele
aprenderá que é possível bater a cabeça contra uma muralha
espiritual e que esta experiência não é nada agradável. "Como
já foi dito, o oitavo grau reúne-se nas noites de Lua Nova e Cheia e
todos os que não chegaram a este grau são excluídos do Serviço da
Meia-Noite e o autor foi um deles, porque esses graus não são coisas
que se possam adquirir com dinheiro, mas exigem um desenvolvimento de
espiritualidade muito grande, muito maior do que me encontro actualmente,
um estágio que não alcançarei senão depois de muitas outras vidas, não
obstante o meu actual esforço e aspiração. Portanto, o leitor
entenderá que na noite de Lua Nova em Aries em 1910, quando o Mestre
veio buscar-me, não foi para levar-me aquela exaltada reunião do
oitavo grau, mas a outra sessão de natureza diferente. Além disso,
ainda que esta reunião tenha ocorrido à noite na Califórnia, o horário
sendo diferente na Europa, os exercícios de Lua Nova foram celebrados
na Alemanha horas antes, portanto quando eu cheguei ao Templo com o meu
Mestre, o sol já estava alto nos céus da Alemanha. "Depois
que entramos no Templo, passei algum tempo numa conversa a sós com o
Mestre, e, então, ele fez um esboço da missão da Fraternidade, tal
como os Irmãos queriam que ela fosse levada adiante. "Depois
desta entrevista entramos no Templo, onde os doze Irmãos estavam
presentes. Tudo estava arrumado diferentemente do que eu tinha visto antes, mas, por falta de espaço, não posso dar uma descrição mais detalhada do que lá havia. Mencionarei somente três esferas suspensas uma sobre a outra no centro do Templo; a esfera do meio estava na metade da altura entre o soalho e o tecto e era a maior delas, as outras duas estavam suspensas uma acima, outra abaixo dela. "As
várias formas de visão, além da visão física, são: a etérica ou
raio-X; a visão da cor que nos abre o Mundo do Desejo; a visão tonal
que revela a Região do Pensamento Concreto, como está plenamente
explicado no livro "Os Mistérios Rosacruzes". Meu
desenvolvimento desta última fase da visão espiritual tinha sido muito
fraca até ao momento acima mencionado, porque é um fato que quanto
mais forte for a nossa saúde, tanto mais apegados estamos ao mundo físico
e menos capazes de entrar em contacto com as regiões espirituais.
Pessoas que dizem: "Não estive doente um único dia em minha vida",
revelam estar perfeitamente sintonizadas com o mundo físico e menos
capazes de contactar com os reinos espirituais. Este foi o meu caso até
o ano 1905, apesar de eu ter sofrido dores atrozes durante toda a vida,
como consequência de uma operação cirúrgica na perna esquerda, feita
na minha infância. A ferida não cicatrizava e só depois que eu deixei
de comer carne é que fiquei curado e a dor desapareceu. Minha resistência
e paciência foram grandes durante todos esses anos e nunca demonstrei
as dores por que passava, mas, fora isso, gozava fisicamente de perfeita
saúde. É interessante notar também que quando eu tinha qualquer
acidente e me cortava, o sangue fluía e não coagulava e, em consequência,
eu perdia muito sangue; no entanto, depois de dois anos de uma dieta
pura e equilibrada, quando tive uma perda acidental de uma unha inteira,
perdi só umas poucas gotas de sangue e pude escrever à máquina na
mesma tarde sem qualquer infecção e uma nova unha cresceu. "A
edificação da parte espiritual da nossa natureza traz, muitas vezes,
distúrbios para o corpo físico; este se torna muito mais sensível às
condições do ambiente e, portanto, o resultado pode ser um esgotamento.
Para mim este esgotamento foi total, porque a resistência antes
mencionada e que me conservou de pé, por meses, quando eu deveria ter
descansado, levou-me às portas da morte. "Fora
estas condições físicas precárias, consegui uma habilidade crescente
em funcionar no mundo espiritual, se bem que, como foi dito
anteriormente, minha visão tonal e a capacidade de funcionar na Região
do Pensamento Concreto eram médias e, principalmente, limitadas à
subdivisão inferior dessa Região. Portanto, uma pequena ajuda dos Irmãos,
naquela noite, capacitou-me a contactar a quarta subdivisão, onde se
encontram os arquétipos para receber ali os ensinamentos e a compreensão
do que se idealizava como o mais elevado ideal e a transcendental missão
da Fraternidade Rosacruz. "Vi
nossa Sede Central e longa fila de pessoas vindas de todas as partes do
mundo para receberem estes Ensinamentos; vi essas mesmas pessoas saírem
desse lugar, para levarem consigo o bálsamo aos sofredores e aflitos,
tanto para os de perto como para os de longe. Enquanto neste mundo físico
é necessário investigar com a finalidade de encontrar alguma coisa, lá,
é a voz de cada arquétipo que toca nossa consciência espiritual e que
leva consigo o conhecimento do que o próprio arquétipo representa. Assim,
tive, naquela noite, uma compreensão que está muito longe do que as
palavras podem expressar, já que o mundo em que vivemos está baseado
no principio do tempo, enquanto que nas altas regiões dos arquétipos
tudo é um eterno AGORA". O
leitor pode notar, pelo que foi dito acima, que Max Heindel foi capaz,
com a ajuda do Mestre, de funcionar na quarta subdivisão da Região do
Pensamento Concreto, onde se encontram os arquétipos da forma física.
Isso só pode ser realizado depois do candidato passar pela quarta
Iniciação ou quarto grau, o que corresponde à primeira metade do Período
Terrestre. Portanto, somente depois de passar pelo terceiro extracto da
Terra pode um homem funcionar na Na época
desta Iniciação nos mistérios mais profundos, os Irmãos informaram a
Max Heindel que um Templo deveria ser construído em Mount Ecclesia,
onde uma Panaceia devia ser preparada. O fluxo espiritual obtido nesse
lugar através da fórmula dada a Max Heindel naquela memorável noite
no Templo, deveria ser combinada com uma substância física adequada
para facilitar a transmissão. Esta Panacéia não pode ser obtida, a não
ser que condições correctas e apropriadas sejam conseguidas para Ela
na Ecclesia, por parte dos próprios Probacionistas. Nosso
Templo foi construído e inaugurado no dia 25 de Dezembro de 1920, antes
de terminar a segunda década do século, sendo construído com o
exclusivo propósito de concentrar e proporcionar meios mais poderosos
para a cura das doenças. As reuniões de Cura são celebradas neste
lugar sagrado em horário determinado, todos os dias, pelos
Probacionistas que consagraram suas vidas a este trabalho e são
assistidos e ajudados pelos Irmãos Maiores, que utilizam a Sede Central
como um ponto de foco e de concentração. Acrescente-se a isto o
trabalho amoroso dos Auxiliares Invisíveis, que são também
Probacionistas, localizados em todas as partes do mundo. A força de
Cura gerada na Ecclesia tem fortalecido a eficiência do trabalho dos
Auxiliares Invisíveis, de tal forma que as curas efectuadas são
frequentemente quase milagrosas e este trabalho de cura estende-se por
todo o globo. A
Fraternidade Rosacruz ensina que o maravilhoso organismo que se chama
corpo humano é governado por leis naturais imutáveis e, portanto, toda
a doença é resultado da violação intencional ou ignorante das leis
da natureza pessoas ficam doentes porque, nesta vida terrena ou em outra
vida anterior, descuidaram-se dos princípios fundamentais que mantém a
perfeita saúde do corpo e, se desejam reaver e conservar a saúde,
devem aprender a entender esses princípios e regular seus hábitos diários,
de conformidade com eles. * Augusta Foss Heindel
ORIGEM E NASCIMENTO DA ORDEM ROSACRUZ by Augusta Foss Heindel
FUNDAÇÃO
DA ORDEM ROSACRUZ
-
700 ANOS -
(Christian Rosenkreuz)Rosicrucian Interpretation of Christianity
The Rosicrucian Order is an ancient Mystic
Fraternity formed in the year 1313 by a high spiritual teacher
having the symbolical name "Christian Rosenkreuz": Christian
Rose Cross. It
was his mission to prepare a new phase of the Christian religion to be
used during the
coming age now at
hand, for as the world and man evolve so also must religion change. The
system of worship suited to the spiritual needs of our forebears is
unsuited to our altered intellectual condition. Therefore, the great
spiritual entities in charge of evolution, change the religions of the
world in harmony with the passage of the marching orbs in the heavens. The Rosicrucian Philosophy is
entirely Christian, striving to make religion a living factor in the
land -- and to lead to Christ those who cannot find Him by faith alone. The Sixth Sense
The particular function of this Philosophy is to
enable people to accept the Christian doctrines through the medium of
esoteric knowledge, when they are unable to do so through the medium of
faith. It aims to supplement the work of the churches, not to supplant
them. The Rosicrucian Philosophy teaches that man possesses
a latent sixth sense which has been developed in some and which
eventually will be developed by all. This sense enables its possessor to
perceive and investigate the super-physical realms, where the so-called
dead live. It also teaches that the Earth
is a great school to which we return life after life through rebirth,
learning new lessons during each sojourn here, and thus ever evolving
toward greater perfection of character and the powers which it confers.
The grades attained by different individuals in this school account for
the differences in fortunes which we see on every side. Therefore we do
not despair of God's love when we see the inequalities of life, for we
know that in time all will be perfect as our Father in Heaven is
perfect. Facing Death
Sooner or later there comes a time when the
consciousness is forced to recognize the fact that life, as we see it,
is but fleeting, and that amid all the uncertainties of our existence
there is but one certainty -- Death! When the mind has thus become aroused by thought of
the leap in the dark which at sometime must be taken by all, several
questions inevitably present themselves: Whence have we come? Why art We
here? Whither are we going? These are basic problems with which all must
sooner or later grapple, and it is of the greatest importance how we
solve them for the view we take will color our whole lives. The Rosicrucian Teachings also
take the sting of sorrow out of the greatest of all trials, "the
loss of loved ones," even if they have been what is called wayward,
or black sheep; for we know that it is an actual fact that in God we
live and move and have our being; hence,
if one single Spirit were lost, a part of God would be lost and such a
proposition is absolutely impossible. Under the immutable Law of Cause
and Effect, we are bound to meet these loved ones sometime in the
future, under other circumstances, and there the love that binds us
together must continue until it has found its fullest expression. The
Laws of Nature would be violated if a stone thrown from the Earth were
to remain suspended in the atmosphere, and under the same immutable
Laws, those who pass into the higher sphere must return. Christ said,
"Ye must be born again;" and "If I go to my Father, I
will return." Adversity and Trouble
When the bark of our life sails lightly upon smooth
summer seas, wafted along by the fair winds of health and prosperity,
when friends are present on every hand, eager to help us plan pleasures
which will increase our enjoyment of this world's goods, when social
favors or political powers come to us to gratify our every wish in
whatever sphere our inclinations seek expression, then indeed, we may
say, and seem justified in saying, with our whole heart and soul:
"This world is good enough for me." But when we come to the
end of the smiling sea of success; when the whirlwind of adversity has
blown us upon the rocky shores of disaster, and the sea of suffering
threatens to engulf us; when friends have failed and every human help is
as far off as it is unavailing, then we must look for guidance to the
skies as does the mariner when he steers his ship over the waste of
waters. Likewise one who is looking for
a guide which he may trust in the days of sorrow and trouble also should
embrace a religion founded on eternal laws and immutable principles,
able to explain the mystery of life in a logical manner so that his
intellect is satisfied. At the same time, a system of devotion satisfies
the heart, so that these twin factors in life receive equal
satisfaction. Divine Love
Only when man has a clear intellectual conception of
the scheme of human development is he in a position to range himself in
line therewith. When it is made clear to him that that scheme is
beneficent and benevolent in the very highest degree, that all is truly
ruled by divine Love, then that understanding will sooner or later call
out in him a true devotion and heartfelt acquiescence which will awaken
in him a desire to become a co-worker with God in the world's work. Eye has not seen nor ear heard the glories that are
yet in store for us, but Oliver Wendell Holmes has expressed a little of
what we may look forward to in the following lines: Build thee more stately mansions, O my soul. As
the swift seasons roll! Leave
thy low vaulted past! Let
each new temple, nobler than the last, Shut
thee from Heaven with a dome more vast, Till
thou at length art free, Leafing
thine outgrown shell by life's unresting sea!
Fundación de la Fraternidad Rosacruz 700 años
(Christian Rosenkreuz) INTERPRETACIÓN ROSACRUZ DEL CRISTIANISMO La Orden Rosacruz es una antigua fraternidad mística formada en el año 1313 por un elevado Maestro espiritual cuyo nombre simbólico es "Christian Rosenkreutz": Rosacruz cristiano. Su misión era la de preparar una nueva fase de la religión cristiana a ser utilizada durante la era venidera, ahora ya a las puertas, pues así como el mundo y el hombre evolucionen también debe cambiar la religión. El sistema religioso adecuado a las necesidades espirituales de nuestros antepasados no se adapta a nuestra actual condición intelectual. Por lo tanto, las grandes entidades espirituales a cargo de la evolución cambian las religiones del mundo en armonía con el paso de los cuerpos celestes que orbitan en los cielos. La Filosofía Rosacruz es enteramente cristiana, y se esfuerza por hacer de la religión un factor vivificante en la tierra y de llevar a Cristo a los que no lo encuentran únicamente por la fe. El sexto sentido La función fundamental de esta filosofía es capacitar a la gente que acepta las doctrinas de Cristo por medio del conocimiento esotérico, cuando no pueden de hacerlo solo por medio de la fe. Su objetivo es complementar el trabajo de las iglesias, no suplantarlas. La Filosofía Rosacruz enseña que el hombre posee un sexto sentido latente que se ha desarrollado en algunos y que con el tiempo se desarrollará en todos. Este sentido permite a su poseedor percibir e investigar los reinos suprafísicos, donde los llamados muertos habitan. También nos enseña que la Tierra es una gran escuela a la que retornamos vida tras vida a través del renacimiento, para aprender lecciones nuevas en cada estancia aquí y por tanto en constante evolución hacia una mayor perfección del carácter y de los poderes que esto nos confiere. Los niveles de éxito alcanzados por los diferentes individuos en esta escuela explican las diferencias de bienestar que vemos por todas partes. Por lo tanto, no recelamos del amor de Dios cuando vemos las desigualdades de la vida, porque sabemos que con el tiempo todo será perfecto como nuestro Padre que está en los cielos es perfecto. Frente a la Muerte Tarde o temprano llega un momento en que la persona se ve obligada a reconocer el hecho de que la vida, tal como lo vemos, es fugaz y que en medio de todas las incertidumbres de nuestra existencia no hay más que una certeza - ¡La de la muerte! Varias preguntas aparecen inevitablemente cuando la mente ha sido de esta manera estimulada por el pensamiento de la inevitabilidad de la muerte, lo que en algún momento les pasa a todos: ¿De dónde hemos llegado? ¿por qué estamos aquí? ¿hacia dónde vamos? Estos son los problemas básicos con los que todos debemos lidiar tarde o temprano, y es de la mayor importancia la forma en que los resolvamos ya que la comprensión que tengamos sobre ellos condicionará toda nuestra vida. Las Enseñanzas Rosacruces también extirpan el aguijón de la tristeza de una de las mayores pruebas, la que es la pérdida de los seres queridos, aunque aquellos hayan sido quizás rebeldes u ovejas negras, pues sabemos que es un hecho que "en Dios vivimos, nos movemos y tenemos nuestro ser". De allí que si se perdiese un solo Espíritu, una parte de Dios se perdería y tal proposición es absolutamente imposible. En virtud de la Ley inmutable de Causa y Efecto, estamos forzados a reencontrarnos con estos seres queridos en algún momento en el futuro, en otras circunstancias, y entonces el amor que nos une debe continuar hasta que hayamos encontrado su expresión plena. Las leyes de la naturaleza serían violadas si una piedra lanzada desde el suelo hacia arriba permaneciera suspendida en la atmósfera; y bajo las mismas leyes inmutables, aquellos que pasan a una esfera superior deben regresar. Cristo dijo: "Os es necesario nacer de nuevo", y "Si yo voy a mi Padre, yo regresaré." La adversidad y las dificultades Cuando la barca de nuestra vida navega suavemente en un pacífico mar veraniego, llevada por los equitativos vientos de la salud y la prosperidad; cuando los amigos están presentes por doquier, deseosos de acompañarnos en el disfrute de los placeres que aumentarán nuestra felicidad entre los bienes de este mundo, cuando los favores sociales o somos investidos de los poderes políticos para satisfacer todos nuestros deseos en cualquier esfera en la que nuestras inclinaciones busquen su expresión, entonces, en verdad, se puede decir y parece justificado exclamar, con todo el corazón y el alma: "Este mundo es lo suficientemente bueno para mí." Pero cuando termina la sonriente abundancia del éxito, cuando el torbellino de la adversidad nos ha estrellado contra la rocosa orilla de los desastres y las olas del sufrimiento amenazan con devorarnos, cuando nuestros amigos han fallado y toda ayuda humana es vana y se ha alejado, entonces pedimos ayuda a los cielos como lo hace el marinero cuando conduce su nave sobre aguas turbulentas. Del mismo modo que uno busca una guía en la que se pueda confiar en los días de dolor y angustia, también debe abrazar una religión fundada en leyes eternas y principios inmutables, capaz de explicar el misterio de la vida de una manera lógica para que el intelecto se satisfaga y al mismo tiempo, un sistema devocional que satisfaga al corazón, de modo que estos factores gemelos de la vida reciban igual complacencia. El Amor Divino Sólo cuando el hombre tiene un concepto intelectual claro del esquema del desarrollo humano, está en condiciones de alinearse a sí mismo en concordancia con el mismo. Cuando se le hace claro que ese esquema es benéfico y benévolo en el más alto grado, que todo está realmente gobernado por el Amor divino, entonces esa comprensión, tarde o temprano provocará en él una verdadera devoción y sincera aceptación que despertará en él un deseo de convertirse en un auxiliar del trabajo de Dios en la viña del mundo. Ningún ojo ni oído han visto y escuchado las glorias que aún nos esperan, pero Oliver Wendell Holmes ha expresado parcialmente lo que podemos esperar en las siguientes líneas: Constrúyete mansiones más majestosas oh,
alma mia, mientras
pasan veloces las estaciones, Abandona
tu pasado limitado. Deja
que cada nuevo templo, más
noble que el anterior, te
acerque al cielo com
mayor espacio abovedado hasta
que, al fin, seas libré, y
abandones tu inservible concha en
el infatigable mar de la vida
Tradução do inglês por José Megia R. em 05-2013
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