FRATERNIDADE ROSACRUZ  in LUSITANIA

Lusitano Centro Rosacruz Max Heindel

Autorizado por The Rosicrucian Fellowship

Rua de Cedofeita, 455 1º sala 8 * 4050-181 PORTO

Mente Sã,  Coração Nobre e Corpo Puro

 

 
 

. Início e Boas Vindas

. Quem somos?

. História e Finalidades
. Eventos & Santuário
. Templo de Cura
. Serviço de Cura Espiritual
. Serviço Devocional

. Galeria de Rosacruzes

. Livros e Revistas online
. Saúde e Vegetarianismo
. Filosofia

. Astrologia

. Artigos Biblicos

. Ecos da Fraternidade

. Sede Mundial e Centros

. Inscrições no Centro

. Mapa do site

. Donativos

 

 

 

 

 

 

 

 

 


SERVIÇO DO TEMPLO

por Max Heindel 

 

1. O hino de abertura da the Rosicrucian Fellowship (ou a terceira estrofe somente) é cantado por todos os presentes. 

2. O leitor descobre o emblema Rosacruz apaga as luzes, excepto a que o ilumina e auxilia na leitura.

 3. Em seguida lê em voz alta e suave o serviço do templo.

 

Queridas Irmãs e Irmãos:

 

Mais uma vez nos retiramos do mundo material para entrar  em união espiritual no Templo Vivo de nossa natureza interna. Como símbolo desta retirada do mundo visível, escurecemos o nosso local de reunião. 

Estamos procurando a Luz Espiritual por meio dos Ensinamentos Rosacruzes; portanto, fixemos reverentemente o Símbolo da Cruz e das Rosas, enquanto ouvimos a saudação Rosacruz.

 Queridas Irmãs e Irmãos: "QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ".

 (Todos respondem: E na vossa também)

 Um só carvão não produz fogo, mas, quando se juntam vários carvões, o calor latente em cada um deles, pode converter-se em chama, irradiando luz e calor. De acordo com esta mesma Lei da Natureza, aqui estamos reunidos, irmanados pelas nossas aspirações espirituais, para podermos acender e manter viva a chama da verdadeira Comunhão Espiritual, que é o bálsamo de Gileade, a única panaceia para os males do mundo.

A Bíblia foi dada ao Mundo Ocidental pelos Anjos do Destino que, estando acima de todos os erros, dão a cada um e a todos, exactamente o que necessitam para o seu desenvolvimento. Por conseguinte, se procurarmos a Luz, encontrá-la-emos na Bíblia.

 Leiamos alguns parágrafos da primeira Epístola de João e também das cartas de Paulo aos Coríntios e Filipenses, cujo tema é a fraternidade.

 Deus é luz. Se andarmos na luz, como Ele está na luz, estamos em comunhão uns com os outros. Aquele que ama a seu Irmão está na luz, mas aquele que odeia a seu Irmão está nas trevas, e não sabe por onde caminha porque as trevas lhe cegaram os olhos.

 Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade, pois, ainda que eu fale as línguas dos homens e dos Anjos, se não tiver amor, serei como o metal que soa, ou como o sino que tine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de remover montanhas, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno, o amor não é invejoso, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não busca os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a Verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

 O amor nunca falha, mas se houver profecias, falharão; se houver ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos e em parte profetizamos. Quando porém, vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Porque agora vemos como por espelho, obscuramente, então veremos face a face; agora conhecemos em parte, então conheceremos como também somos conhecidos. Agora pois, permanecem, a Fé, a Esperança e o Amor, porém a maior destas virtudes é o Amor.

 Se nos amarmos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu Amor. DEUS É AMOR; e quem vive em Amor está em Deus e Deus nele; mas se alguém diz: "Eu Amo a Deus", e odeia a seu Irmão, é mentiroso, pois quem não ama a seu Irmão a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê? Nós temos d'Ele este mandamento: "QUEM AMA A DEUS, AME TAMBÉM A SEU IRMAO".

 Portanto, se há, alguma consolação em Cristo, se algum conforto no Amor, se alguma Comunhão Espiritual, não atente cada um para o que é propriamente seu, mas também para o que é dos outros. Haja, pois, em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo-Jesus; o qual, tendo a natureza de Deus, não julgou que fosse uma usurpação ser igual a Deus; no entanto aniquilou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.

 E achando-se na condição de homem, humilhou-se a Si mesmo, tornando-se obediente até à morte, a morte na Cruz. Pelo que também, Deus o exaltou soberanamente e Lhe deu um nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Cristo-Jesus, se dobre todo o joelho, e toda a língua confesse, que Cristo-Jesus é o Senhor, para a glória de Deus Pai".

 Queridas Irmãs e Irmãos, esforcemo-nos por seguir o exemplo de Cristo e viver a definição que Ele deu de grandeza, isto é, "AQUELE QUE QUISER SER O MAIOR ENTRE VÓS, SEJA O SERVO DE TODOS".

 O serviço amoroso e desinteressado para com os outros, é o caminho mais curto, mais seguro e o mais agradável que nos conduz a Deus. O reconhecimento da unidade fundamental de cada um de nós com todos, a Comunhão Espiritual, é a realização de Deus. Para atingirmos essa realização, esforcemo-nos por esquecer, diariamente, os defeitos dos nossos Irmãos e procuremos servir a Divina Essência neles oculta, o que constitui a base da fraternidade.

 Entremos agora em silêncio e, por alguns instantes concentremo-nos sobre o SERVIÇO e em benefício dos Amigos que solicitaram ajuda espiritual.

 

CONCENTRAÇÃO (10 minutos)

 

 MÚSICA: hino de encerramento,

 

Após o hino, o leitor levanta-se e cobre o emblema Rosacruz.

 

Em seguida acende as luzes e profere a seguinte Exortação de Despedida

 E agora, queridas Irmãs e Iramos, ao regressarmos ao mundo material, levemos a firme resolução de expressar, em nossas vidas diárias, os elevados ideais de espiritualidade que aqui recebemos, para que, dia a dia, nos tornemos melhores homens e mulheres, e mais dignos de sermos utilizados como colaboradores conscientes, na obra benfeitora dos Irmãos Maiores em Serviço da Humanidade.

  

ORAÇAO ROSACRUZ

 

 Nao Te pedimos mais luz, ó Deus.

Senao olhos para ver a que já existe;

Nao Te pedimos cançoes mais doces,

Senao ouvidos para ouvir as presentes melodias;

Nao Te pedimos mais força,

Senao o modo de usar o poder que já possuimos;

Nao mais Amor, senao habilidade

Para transformar a cólera em ternura;

Nao mais alegria, senao como sentir

Mais próxima essa inefável presença,

Para dar aos outros tudo o que já temos

De entusiasmo e de coragem.

Nao Te pedimos mais dons, amado Deus,

Mas apenas senso para perceber

E melhor usar os dons preciosos

Que já recebemos de Ti.

Faz que dominemos todos os temores,

Que conheçamos todas as santas alegrias,

Para que sejamos os Amigos que desejamos ser,

Para transmitir a Verdade que conhecemos;

Para que amemos a pureza,

Para que busquemos o Bem,

E, com todo o nosso poder, possamos elevar

Todas as Almas, a fim de que vivam em

Harmonia e na Luz de uma Perfeita Liberdade.